Ihub

  • A Intelligence Hub
    • Sobre nós
    • Porque nos contratam
  • Serviços
  • Cases de sucesso
  • Insights
    • Podcast
    • Artigos Ihub
    • News
    • Breaking
    • Livros & E-Books
    • O novo livro (Donwload)
    • Vídeos
    • Eventos
  • Newsletter
  • Contato
  • Trabalhe Conosco
  • Home
  • Insights
  • Artigos Ihub
  • A inteligência e o Mundo sob a ótica dos 4 “Vs”​ do Big Data
 
sexta-feira, 15 março 2019 / Published in Artigos Ihub, Big Data e Tecnologia

A inteligência e o Mundo sob a ótica dos 4 “Vs”​ do Big Data

VOLUME | VARIEDADE | VELOCIDADE | VERACIDADE 

Estes 4vs trazem um desafio gigantesco e ao mesmo tempo uma importunidade sem igual para a função de inteligência.

Nossa missão é entender problemas de negócios, coletar dados e informações de múltiplas fontes (garantindo confiabilidade – a tal da “good intel”), aplicar modelos analíticos e disseminar de forma clara aos clientes para suportar decisões de negócios. 

Se pensarmos nos 4 Vs quais seriam os desafios de forma macro para a função de inteligência?

  • VOLUME – Trata de terabytes para exabytes de informações existentes adicionados ao nosso processo.
  • VELOCIDADE – Trata de informações em movimento, com milissegundos para acessar.
  • VARIEDADE – Trata de informações estruturada e não estruturadas em diversas formas como texto, base de dados, imagens, multimídias em toda a sua amplitude.
  • VERACIDADE – Trata da incerteza da informação. Ela pode ser inconsistente, dúbia, ambígua, aproximada entre outros elementos que colocam em xeque o valor da informação.

CLICK FARMS OU FAZENDA DE CLIQUES

Só para contextualizar, na China já temos fazenda de “likes” que versam sob o V de Veracidade da informação. 

A PEQUENA PROVOCAÇÃO PARA A FUNÇÃO DE INTELIGÊNCIA

Qual o impacto e oportunidade que enxergam para nossa função sob a perspectiva de que as mídias sociais são uma parte de todo um ecossistema informacional que cresce a cada dia?

Talvez possamos pensar em uma função de inteligência que incorpore em seu mindset o entendimento de que o mundo é Volatil, Incerto, Complexo e Ambiguo (VUCA), que esteja buscando entender os drivers das mudanças que podem estar atrelados ao entendimento do novo consumidor social, das novas tecnologias e de novo modelos de negócios, que além disso esteja alinhada e preparada para os desafios dos 4Vs do Big Data (Volume, Variedade, Velocidade e Veracidade), conectando e dando significado aos pontos informacionais em tempo real para de fato atender às necessidades de suporte à decisão de times de negócios, produtos, clientes e entre outros atores importantes.

Qual seria a sua visão? Compartilhe conosco!

É a nossa inteligência competitiva, para a sua vantagem competitiva.

Grande abraço,

Nícolas Yamagata – Diretor Executivo

[email protected] I https://www.intelligencehub.com.br

Se você gostou do post, por favor, clique em “gostei”, comente e compartilhe-o.

É uma boa maneira de espalhar a mensagem e apoiar a razão de ser da Intelligence Hub!

Tagged under: 4 vs do big data, big data, desafios do mercado, inteligência competitiva, inteligência de mercado, intelligence hub, modelo hub

What you can read next

Alma de um analista de Inteligência
Uma compreensão mais profunda do panorama competitivo
O Futuro da comunicação e a Inteligência

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Navegue aqui

  • Sobre Nós
  • Cases de Sucesso
  • Contato

Insights

  • Ihub News
  • Artigos Ihub
  • Livros & E-Books
  • Eventos

Serviços

  • Comercial
  • Competidores
  • Produtos
© 2016 Intelligence Hub - Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por:

TOP

VOLUME | VARIEDADE | VELOCIDADE | VERACIDADE 

Estes 4vs trazem um desafio gigantesco e ao mesmo tempo uma importunidade sem igual para a função de inteligência.

Nossa missão é entender problemas de negócios, coletar dados e informações de múltiplas fontes (garantindo confiabilidade – a tal da “good intel”), aplicar modelos analíticos e disseminar de forma clara aos clientes para suportar decisões de negócios. 

Se pensarmos nos 4 Vs quais seriam os desafios de forma macro para a função de inteligência?

  • VOLUME – Trata de terabytes para exabytes de informações existentes adicionados ao nosso processo.
  • VELOCIDADE – Trata de informações em movimento, com milissegundos para acessar.
  • VARIEDADE – Trata de informações estruturada e não estruturadas em diversas formas como texto, base de dados, imagens, multimídias em toda a sua amplitude.
  • VERACIDADE – Trata da incerteza da informação. Ela pode ser inconsistente, dúbia, ambígua, aproximada entre outros elementos que colocam em xeque o valor da informação.

CLICK FARMS OU FAZENDA DE CLIQUES

Só para contextualizar, na China já temos fazenda de “likes” que versam sob o V de Veracidade da informação. 

A PEQUENA PROVOCAÇÃO PARA A FUNÇÃO DE INTELIGÊNCIA

Qual o impacto e oportunidade que enxergam para nossa função sob a perspectiva de que as mídias sociais são uma parte de todo um ecossistema informacional que cresce a cada dia?

Talvez possamos pensar em uma função de inteligência que incorpore em seu mindset o entendimento de que o mundo é Volatil, Incerto, Complexo e Ambiguo (VUCA), que esteja buscando entender os drivers das mudanças que podem estar atrelados ao entendimento do novo consumidor social, das novas tecnologias e de novo modelos de negócios, que além disso esteja alinhada e preparada para os desafios dos 4Vs do Big Data (Volume, Variedade, Velocidade e Veracidade), conectando e dando significado aos pontos informacionais em tempo real para de fato atender às necessidades de suporte à decisão de times de negócios, produtos, clientes e entre outros atores importantes.

Qual seria a sua visão? Compartilhe conosco!

É a nossa inteligência competitiva, para a sua vantagem competitiva.

Grande abraço,

Nícolas Yamagata – Diretor Executivo

[email protected] I https://www.intelligencehub.com.br

Se você gostou do post, por favor, clique em “gostei”, comente e compartilhe-o.

É uma boa maneira de espalhar a mensagem e apoiar a razão de ser da Intelligence Hub!