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  • Uma Dura Missão da Inteligência: Montar uma Função Interna de Inteligência
 
segunda-feira, 09 janeiro 2023 / Published in Artigos Ihub, Estruturação

Uma Dura Missão da Inteligência: Montar uma Função Interna de Inteligência

MENTALIZE A MISSÃO – COLOCAR DE PÉ UMA OPERAÇÃO E FUNÇÃO DE INTELIGÊNCIA

Imagine-se recebendo a missão de estruturar uma área interna de inteligência que terá como objetivo final suportar a tomada de decisão do C Level da empresa em que você trabalha. 

Em princípio você vai desenhar uma estratégia, um escopo de atuação e uma estrutura que se subordine a ela. Irá examinar as restrições orçamentárias e chegar ao projeto possível em termos de qualidade, custos e prazo. 

A estratégia vai ser redesenhada com seu SPONSOR E CLIENTES INTERNOS. O escopo de atuação vai definir as tecnologias que a sua área de inteligência de mercado vai precisar para operar e vai lhe ajudar ainda a dimensionar uma equipe que você recrutará, selecionar e treinar nas tecnologias eleitas. Depois de tentar caber no orçamento que lhe deram e um período razoável de ambientação, sua área finalmente vai tracionar (vai?).

Ah! Não se esqueça de permanecer monitorando as tecnologias porque vão aparecer novas alternativas com relativa frequência. Por fim lembre-se de trabalhar a inserção da área de inteligência na estrutura de poder da empresa. Não é trivial. Podem – e com certeza existem –   iniciativas isoladas em áreas como Marketing, Comercial e Produtos.

A missão não é impossível, mas envolve custos razoáveis, demanda bastante tempo e tem uma considerável taxa de risco.

Isto posto lhe convido a examinar uma solução inovadora de Inteligência de Mercado que pode lhe apoiar na missão – O bureau ou hub de Inteligência.

BUREAU DE INTELIGÊNCIA (IHUB)

Em mercados mais maduros como os EUA e Europa, a estruturação dos serviços de inteligência em formato de bureau é o modelo adotado com sucesso pelas empresas referenciais do Ranking de IM, contratadas pelas maiores organizações do mercado mundial. 

No mercado brasileiro, INTELIGÊNCIA DE MERCADO OU COMPETITIVA tem uma abordagem “nichada” e isso não é uma crítica e sim uma constatação. Os nichos tecnológicos foram se desenvolvendo e suas soluções muitas vezes de alto nível passaram a se constituir em empresas que chamamos de “inteligências específicas”.  

O diferencial que o bureau de inteligência traz para o mercado é que ele se constitui em um INTEGRADOR dos diversos nichos de inteligência dominando e lançando mão das melhores tecnologias de inteligência disponíveis, sejam elas de captura e monitoramento, de georreferenciamento, de monitoramento de todas as mídias, monitoramento de publicidade e propaganda, pesquisa de mercado, etc aliando a elas informações primárias e secundárias. 

Esse conhecimento é parte inalienável de sua competência central o que permite que ele tenha sempre condições de identificar o melhor composto de tecnologias e bases de dados que atenderão a cada demanda recebida de seus clientes. 

A essa altura você já percebeu que o bureau de inteligência de mercado pelas suas características de INTEGRADOR pode ser O SEU PARCEIRO na estruturação da sua área de inteligência interna e lhe prover de soluções a partir do acionamento das s seguintes áreas de interesse:

  1. Informações Mercado
  2. Metodologia e Modelos Analíticos
  3. Consultores e Experts
  4. Rede de Informações Primárias
  5. Tecnologias de Apoio
  6. Bases de Dados focadas nos atributos que a inteligência do cliente demanda
  7. Produtos pré formatados

Ademais, com o bureau de inteligência de mercado como parceiro você é capaz de reduzir dramaticamente o tempo de implementação da sua área de inteligência, com um custo razoavelmente menor e tracionando desde D+1 no atendimento aos seus clientes internos seja em qualidade, seja em abrangência, seja em velocidade de resposta.

Em outras palavras, você define o escopo e o seu parceiro o apoia. Você reduz custo e prazo de implementação, aumenta a eficácia do projeto e traz o risco para próximo de zero.

Você e seu núcleo trabalham com o conhecimento e a informação interna e administram a parceria com o HUB que está nos fronts Mercado e Competidores trazendo inteligência.

A boa notícia é que esse bureau existe. Conheça a INTELLIGENCE HUB, o primeiro bureau de inteligência do Brasil inovando e atuando de acordo com as melhores práticas referenciadas pelo mercado internacional de inteligência. 

Alguns diferenciais importantes do modelo da INTELLIGENCE HUB:

  • AMPLITUDE: Atendimento constante e amplo as demandas de análises dos clientes.
  • GESTÃO: Gestão dos recursos conforme necessidade e habilidades, reformulando as atividades da equipe e de acordo com as necessidades dos clientes.
  • RECURSOS: Ganhos em produção e otimização do Opex.
  • EQUIPE: Com equipe dedicada podemos ter maior integração da equipe e senso de pertencimento para os clientes.
  • MULTIDISCIPLINAR: Equipe com amplo conhecimento do mercado e com bagagem na execução de projetos com análises para o setor (Monitoramento de Concorrentes, Estruturação de Áreas de Inteligência em diversas empresas, Análises de Posicionamento de Imagem em Mídias Tradicionais e Sociais, Análises Comparativas, Benchmarking, Pesquisas entre outras).

Tenha isso em mente se quiser acelerar os seus resultados.

É a nossa inteligência competitiva, para a sua vantagem competitiva.

Hélio Muniz e Nícolas Yamagata

[email protected]

[email protected]

Se você gostou do post, por favor, clique em “gostei” e/ou compartilhe-o.

É uma boa maneira de espalhar a mensagem e apoiar a razão de ser da Intelligence Hub!

Tagged under: análise de mercado, estratégia, hub, Ihub, inteligência competitiva, inteligência de mercado, serviços de inteligência, suporte, transformação

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Imagine-se recebendo a missão de estruturar uma área interna de inteligência que terá como objetivo final suportar a tomada de decisão do C Level da empresa em que você trabalha. 

Em princípio você vai desenhar uma estratégia, um escopo de atuação e uma estrutura que se subordine a ela. Irá examinar as restrições orçamentárias e chegar ao projeto possível em termos de qualidade, custos e prazo. 

A estratégia vai ser redesenhada com seu SPONSOR E CLIENTES INTERNOS. O escopo de atuação vai definir as tecnologias que a sua área de inteligência de mercado vai precisar para operar e vai lhe ajudar ainda a dimensionar uma equipe que você recrutará, selecionar e treinar nas tecnologias eleitas. Depois de tentar caber no orçamento que lhe deram e um período razoável de ambientação, sua área finalmente vai tracionar (vai?).

Ah! Não se esqueça de permanecer monitorando as tecnologias porque vão aparecer novas alternativas com relativa frequência. Por fim lembre-se de trabalhar a inserção da área de inteligência na estrutura de poder da empresa. Não é trivial. Podem – e com certeza existem –   iniciativas isoladas em áreas como Marketing, Comercial e Produtos.

A missão não é impossível, mas envolve custos razoáveis, demanda bastante tempo e tem uma considerável taxa de risco.

Isto posto lhe convido a examinar uma solução inovadora de Inteligência de Mercado que pode lhe apoiar na missão – O bureau ou hub de Inteligência.

BUREAU DE INTELIGÊNCIA (IHUB)

Em mercados mais maduros como os EUA e Europa, a estruturação dos serviços de inteligência em formato de bureau é o modelo adotado com sucesso pelas empresas referenciais do Ranking de IM, contratadas pelas maiores organizações do mercado mundial. 

No mercado brasileiro, INTELIGÊNCIA DE MERCADO OU COMPETITIVA tem uma abordagem “nichada” e isso não é uma crítica e sim uma constatação. Os nichos tecnológicos foram se desenvolvendo e suas soluções muitas vezes de alto nível passaram a se constituir em empresas que chamamos de “inteligências específicas”.  

O diferencial que o bureau de inteligência traz para o mercado é que ele se constitui em um INTEGRADOR dos diversos nichos de inteligência dominando e lançando mão das melhores tecnologias de inteligência disponíveis, sejam elas de captura e monitoramento, de georreferenciamento, de monitoramento de todas as mídias, monitoramento de publicidade e propaganda, pesquisa de mercado, etc aliando a elas informações primárias e secundárias. 

Esse conhecimento é parte inalienável de sua competência central o que permite que ele tenha sempre condições de identificar o melhor composto de tecnologias e bases de dados que atenderão a cada demanda recebida de seus clientes. 

A essa altura você já percebeu que o bureau de inteligência de mercado pelas suas características de INTEGRADOR pode ser O SEU PARCEIRO na estruturação da sua área de inteligência interna e lhe prover de soluções a partir do acionamento das s seguintes áreas de interesse:

  1. Informações Mercado
  2. Metodologia e Modelos Analíticos
  3. Consultores e Experts
  4. Rede de Informações Primárias
  5. Tecnologias de Apoio
  6. Bases de Dados focadas nos atributos que a inteligência do cliente demanda
  7. Produtos pré formatados

Ademais, com o bureau de inteligência de mercado como parceiro você é capaz de reduzir dramaticamente o tempo de implementação da sua área de inteligência, com um custo razoavelmente menor e tracionando desde D+1 no atendimento aos seus clientes internos seja em qualidade, seja em abrangência, seja em velocidade de resposta.

Em outras palavras, você define o escopo e o seu parceiro o apoia. Você reduz custo e prazo de implementação, aumenta a eficácia do projeto e traz o risco para próximo de zero.

Você e seu núcleo trabalham com o conhecimento e a informação interna e administram a parceria com o HUB que está nos fronts Mercado e Competidores trazendo inteligência.

A boa notícia é que esse bureau existe. Conheça a INTELLIGENCE HUB, o primeiro bureau de inteligência do Brasil inovando e atuando de acordo com as melhores práticas referenciadas pelo mercado internacional de inteligência. 

Alguns diferenciais importantes do modelo da INTELLIGENCE HUB:

  • AMPLITUDE: Atendimento constante e amplo as demandas de análises dos clientes.
  • GESTÃO: Gestão dos recursos conforme necessidade e habilidades, reformulando as atividades da equipe e de acordo com as necessidades dos clientes.
  • RECURSOS: Ganhos em produção e otimização do Opex.
  • EQUIPE: Com equipe dedicada podemos ter maior integração da equipe e senso de pertencimento para os clientes.
  • MULTIDISCIPLINAR: Equipe com amplo conhecimento do mercado e com bagagem na execução de projetos com análises para o setor (Monitoramento de Concorrentes, Estruturação de Áreas de Inteligência em diversas empresas, Análises de Posicionamento de Imagem em Mídias Tradicionais e Sociais, Análises Comparativas, Benchmarking, Pesquisas entre outras).

Tenha isso em mente se quiser acelerar os seus resultados.

É a nossa inteligência competitiva, para a sua vantagem competitiva.

Hélio Muniz e Nícolas Yamagata

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