Ihub

  • A Intelligence Hub
    • Sobre nós
    • Porque nos contratam
  • Serviços
  • Cases de sucesso
  • Insights
    • Podcast
    • Artigos Ihub
    • News
    • Breaking
    • Livros & E-Books
    • O novo livro (Donwload)
    • Vídeos
    • Eventos
  • Newsletter
  • Contato
  • Trabalhe Conosco
  • Home
  • News
  • Inteligência de dados como vantagem competitiva
 
terça-feira, 26 março 2019 / Published in News

Inteligência de dados como vantagem competitiva

Pesquisa entre líderes da América Latina, realizada pela MIT Technology Review, mostra tamanha importância do uso dos dados através da inteligência para a tomada de decisões.

Quão importante é o uso de dados para a tomada de decisões e definição de estratégias em seu negócio? Segundo a pesquisa, 89% dos líderes das organizações apontam que há melhoras significativas na tomada de decisões, bem como maior crescimento no negócios. 

A inteligência artificial

Antes de falarmos sobre as questões atreladas à importância do uso de dados, precisamos entender o que é a Inteligência Artificial e como a mesma funciona.

Inteligência Artificial é basicamente programação de computador, onde o software é o cérebro, e o hardware é a parte física dos dispositivos eletrônicos que foram criados para que através da lógica e algoritmos, percebam variáveis, tomem decisões e resolvam problemas sem que haja a interferência humana.

Portanto a AI através do massivo quantidade de dados gerados, tem a capacidade de combinar os mesmos com um processamento mais rápido, interativo do que a mente humana e com algoritmos inteligentes, fornecendo assim subsídios para que o software automaticamente aprenda através de padrões ou informações contidas no dados. 

O poder da inteligência de dados

Existe uma barreira na compreensão de o quanto essa tecnologia tem grande potencial e pode fazer a diferença. E tal barreira é a amplitude do termo “AI” que gera múltiplos entendimentos. De praxe, quando se fala sobre “AI”, ela é relacionada a chatbots e automação. 

Quando a inteligência artificial é utilizada na coleta, interpretação e execução de ações baseadas em dados, isso permite uma vantagem competitiva, assim gerando novas oportunidades de negócio.

Desafios da adoção da AI

Com todas as oportunidades e vantagens que a inteligência artificial nos permitem, existem empecilhos na adoção da AI por parte das empresas. Tais empecilhos, que podem ser vistos como desafios que empresas enfrentam são; custo de tal tecnologia, stakeholders envolvidos e infraestrutura dos dados. 

Quando os líderes pensam em tecnologias para gerenciar os dados aprimorados, 50% enxergam o custo ou orçamento como desafio primordial. Porém em contrapartida, pode ser também um dos benefícios primordiais.

Desafios no Brasil

Já no brasil, os principais desafios sinalizados pelos 149 entrevistados na pesquisa são;

  • 38% afirmam custo e orçamento.
  • 37% afirmam engajamento e participação dos stakeholders.
  • 34% afirmam talentos e recursos.

AI permitiria mais tempo para que os desafios dos negócios fossem idealizados de forma mais criativa, segundo 94% dos líderes. No que diz a respeito de novas ofertas desenvolvidas aos clientes, 92% concordam com isso. E em relação a vendas realizadas de forma mais eficaz, 89% afirmaram isso.

AI e o seu futuro esplendido

A adoção de inteligência de dados para gerar vantagem competitiva, já é uma realidade em 80% das organizações na América Latina. Além do mais, no que tange aos negócios, as mesmas já veem explorando o mar das novas tecnologias, como a AI por exemplo.

No que tange a vantagem competitiva, é crucial a aplicação da criatividade e um olhar crítico quando os dados são analisados. O ritmo acelerado das mudanças e o suporte que os dados fornecem as empresas, gera grande pressão sob as pequenas empresas, segundo o que 80% do entrevistados sinalizaram.

66% das empresas que ainda não possuem soluções geradas por AI, cogitam como um investimento futuro. 

AI é como um oceano, onde há o que ser explorado ainda, assim permitindo novas descobertas e aplicações somadas a práticas. 

Por Fabrício Iacobucci

Artigo com base na matéria publicada no itforum365.

Fonte: https://itforum365.com.br/segundo-mit-inteligencia-de-dados-pode-ser-chave-para-vantagem-competitiva/

Tagged under: análise, análise de mercado, decisão, digital, energia, estratégia, financeiro, hub, Ihub, inovação, inteligência competitiva, inteligência de mercado, intelligence hub, mudança, seguros, serviços de inteligência, startups, suporte, transformação, vantagem, vantagem competitiva

What you can read next

Plano estratégico convencional, guarde-o
A revolução digital da seguradora HDI
Consumindo com inteligência as pesquisas de ciências sociais.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Navegue aqui

  • Sobre Nós
  • Cases de Sucesso
  • Contato

Insights

  • Ihub News
  • Artigos Ihub
  • Livros & E-Books
  • Eventos

Serviços

  • Comercial
  • Competidores
  • Produtos
© 2016 Intelligence Hub - Todos os direitos Reservados

Desenvolvido por:

TOP

Pesquisa entre líderes da América Latina, realizada pela MIT Technology Review, mostra tamanha importância do uso dos dados através da inteligência para a tomada de decisões.

Quão importante é o uso de dados para a tomada de decisões e definição de estratégias em seu negócio? Segundo a pesquisa, 89% dos líderes das organizações apontam que há melhoras significativas na tomada de decisões, bem como maior crescimento no negócios. 

A inteligência artificial

Antes de falarmos sobre as questões atreladas à importância do uso de dados, precisamos entender o que é a Inteligência Artificial e como a mesma funciona.

Inteligência Artificial é basicamente programação de computador, onde o software é o cérebro, e o hardware é a parte física dos dispositivos eletrônicos que foram criados para que através da lógica e algoritmos, percebam variáveis, tomem decisões e resolvam problemas sem que haja a interferência humana.

Portanto a AI através do massivo quantidade de dados gerados, tem a capacidade de combinar os mesmos com um processamento mais rápido, interativo do que a mente humana e com algoritmos inteligentes, fornecendo assim subsídios para que o software automaticamente aprenda através de padrões ou informações contidas no dados. 

O poder da inteligência de dados

Existe uma barreira na compreensão de o quanto essa tecnologia tem grande potencial e pode fazer a diferença. E tal barreira é a amplitude do termo “AI” que gera múltiplos entendimentos. De praxe, quando se fala sobre “AI”, ela é relacionada a chatbots e automação. 

Quando a inteligência artificial é utilizada na coleta, interpretação e execução de ações baseadas em dados, isso permite uma vantagem competitiva, assim gerando novas oportunidades de negócio.

Desafios da adoção da AI

Com todas as oportunidades e vantagens que a inteligência artificial nos permitem, existem empecilhos na adoção da AI por parte das empresas. Tais empecilhos, que podem ser vistos como desafios que empresas enfrentam são; custo de tal tecnologia, stakeholders envolvidos e infraestrutura dos dados. 

Quando os líderes pensam em tecnologias para gerenciar os dados aprimorados, 50% enxergam o custo ou orçamento como desafio primordial. Porém em contrapartida, pode ser também um dos benefícios primordiais.

Desafios no Brasil

Já no brasil, os principais desafios sinalizados pelos 149 entrevistados na pesquisa são;

  • 38% afirmam custo e orçamento.
  • 37% afirmam engajamento e participação dos stakeholders.
  • 34% afirmam talentos e recursos.

AI permitiria mais tempo para que os desafios dos negócios fossem idealizados de forma mais criativa, segundo 94% dos líderes. No que diz a respeito de novas ofertas desenvolvidas aos clientes, 92% concordam com isso. E em relação a vendas realizadas de forma mais eficaz, 89% afirmaram isso.

AI e o seu futuro esplendido

A adoção de inteligência de dados para gerar vantagem competitiva, já é uma realidade em 80% das organizações na América Latina. Além do mais, no que tange aos negócios, as mesmas já veem explorando o mar das novas tecnologias, como a AI por exemplo.

No que tange a vantagem competitiva, é crucial a aplicação da criatividade e um olhar crítico quando os dados são analisados. O ritmo acelerado das mudanças e o suporte que os dados fornecem as empresas, gera grande pressão sob as pequenas empresas, segundo o que 80% do entrevistados sinalizaram.

66% das empresas que ainda não possuem soluções geradas por AI, cogitam como um investimento futuro. 

AI é como um oceano, onde há o que ser explorado ainda, assim permitindo novas descobertas e aplicações somadas a práticas. 

Por Fabrício Iacobucci

Artigo com base na matéria publicada no itforum365.

Fonte: https://itforum365.com.br/segundo-mit-inteligencia-de-dados-pode-ser-chave-para-vantagem-competitiva/