ALGUMAS RAZÕES PARA AMARMOS UMA CARREIRA NA FUNÇÃO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

A CONSTRUÇÃO DE UMA MENTALIDADE

Uma carreira de inteligência pode soar como uma proposição de trabalho exótica. Talvez você esteja pensando que precisará de um sobretudo grande o suficiente para guardar aparelhos e armas, possivelmente óculos de sol legais. Ou talvez você ache que precisa falar mandarim sem sotaque e aprender a participar de jantares de gala tomando de forma descontraída um Dry martini sem ser detectado e ficar bêbado. Na verdade, isso pode ser uma vantagem (estou me referindo a beber e não ficar bêbado) – mas não é a única coisa que vai te colocar na ponta da seleção.

Eu sou analista de inteligência há mais de vinte anos e definitivamente trabalharei com tranquilidade mais vinte, trinta e tantos anos no futuro. Serei um analista de inteligência “prateado”.

O conjunto de habilidades que adquirimos, as pessoas que conhecemos, os projetos em que trabalhamos – foi o que me atraiu para o campo há pouco mais de duas décadas, e ainda aproveito cada detalhe dessa jornada.

Provavelmente diria que são as pessoas – seus colegas de inteligência – que são o maior fator de atração dessa jornada. Clientes também. Sem eles, não somos ninguém.

Como meus queridos sócios me dizem, somos uma tribo. Há certos fatores que são comuns àqueles com uma carreira na função de inteligência, características, capacidades compartilhadas e piadas internas.

Podemos descrever, reclamar e regozijar-se com a arte e a ciência de tentar mudar a mente das pessoas sobre sua percepção do mundo, talvez para uma organização ou para o mundo todo, transformar os cenários descritos em um lugar melhor.

Há muito a discutir. Dê uma olhada em nossos artigos no nosso site onde compartilhamos um pouco mais da nossa visão sobre a função e o papel da inteligência neste mundo maravilhoso em que vivemos: www.intelligencehub.com.br

Então, o que atrai as pessoas para uma carreira de inteligência? Bem, se alguns atributos que descreveremos abaixo tocarem o seu coração e mente, então você pode querer sair com a gente para nos conhecermos melhor, beber um chope sem ficar doidão ou mergulhar de cabeça na função de inteligência.

SE ESTAS CARACTERÍSTICAS LHE DESCREVEM, TALVEZ VOCÊ GOSTARIA DE INVESTIR EM UMA CARREIRA DE INTELIGÊNCIA

Olha, se você é um militar aposentado que fala seis línguas fluentemente, sim, você já está na porta de entrada da carreira…para o FBI

Se você é um mestre do disfarce e especialista paraquedista qualificado para um certificado de segurança: bem, talvez a CIA provavelmente já tem seu perfil e o RH vai ligar em breve. Mas o que dizer de pessoas comuns como nós? O que faz um bom analista de inteligência competitiva?

1. VOCÊ É DA TURMA DOS CURIOSOS 

Isso é ponto de partida primordial, as pessoas da função de inteligência são como gatos curiosos. A narrativa padrão nunca nos atrai. Por natureza, somos atraídos por explicações únicas e realizações incomuns. Ou somos apenas intrometidos e atrevidos. 

De qualquer maneira, se você tem uma mente ativa e um gosto por detalhes minuciosos (que algumas pessoas gostariam de obscurecer por várias razões), então uma carreira em que você começa a se aprofundar em histórias é atraente para você.

Pensar nisso pode ser assustador e maravilhoso ao mesmo tempo.  

2. VOCÊ PODE LIDAR COM MUITA INFORMAÇÃO – E DÁ SENTIDO A ELA 

Se a ideia de um relatório financeiro de 200 páginas em outro idioma ou um processo de 70 páginas lhe der dores de cabeça, uma carreira de inteligência pode não ser para você. 

Mas – se você vibra – quando pode lidar com grandes quantidades de pesquisa e gerenciamento de informações, este pode ser o emprego dos seus sonhos. A prática no campo da inteligência competitiva é intensa e imersiva.

Em nosso trabalho, os clientes podem nos conceder um período de semanas a meses – de três a nove semanas em média – para absorver uma quantidade intensa de informações. E então temos que aprender algo novo que eles não sabiam sobre seu próprio negócio, para logo depois realizarmos várias análises e um estudo de caso para eles que eles possam pensar de forma diferente. 

Em nossa carreira, trabalhamos em segmentos diversos: Healthcare, petróleo e gás, elétrico, financeiro, seguros, previdência, crédito, farmacêutico, bens de consumo, mineração, cimento, logística, portuário, tabaco, varejo, alimentos, construção civil, benefícios, energia, direito, engenharia, locação de máquinas, imobiliário, mídia e entretenimento – apenas para uma pequena amostra desses anos de labuta. Cada um desses segmentos da economia é insanamente complexo.

Mas se você gosta da ideia de ser útil, sagaz, rápido, em algum assunto de uso para um executivo sênior – então você vai curtir esse campo.

3. VOCÊ É ALÉRGICO A BOBAGENS E PICUINHAS

Assim, muitas das narrativas que circulam por aí são informadas por agentes de relações públicas e executivos de mídia de mentalidade rasa.

Isso simplesmente não é bom o suficiente para os tomadores de decisão seniores nos negócios e no governo. No campo da inteligência, lidamos com fatos para que possamos chegar à verdade.

Só então decisões justas e sábias podem ser tomadas.

Uma carreira na função de inteligência pode ser a coisa para você se as besteiras corporativas lhe enfurece. Se as conferências de imprensa lhe desafiam e inspiram a pesquisar em bancos de dados que provem por que alguém está mentindo – rá rá rá –  você vai amar a função de inteligência.

Porque toda nossa guilda profissional depende de pessoas que confiam cegamente nas narrativas falsas e transparentes, enquanto obtemos a verdade para nossos clientes usando a coleta de dados, acesso genuíno a pessoas e a habilidade analítica superior de estruturar uma informação não estruturada em premissas que façam sentido aos nossos clientes.

4. VOCÊ GOSTA DE CONTAR HISTÓRIAS

Inteligência não é só sobre coleta de dados. Nem a análise é somente o objetivo principal.

O valor da inteligência é produzido quando os analistas podem juntar tudo e dizer aos tomadores de decisão uma história persuasiva. Pontos de dados individuais são meramente abstrações do mundo real.

A análise de dados está meramente usando ferramentas para apontar uma história.

A verdadeira habilidade está em contar aos tomadores de decisão uma história sobre o passado, o presente e como eles precisam agir para o futuro.

Nós precisamos ser capazes de usar histórias para educar.

Toda coleta de dados é, por definição, um exercício de olhar para o passado – coisas que já aconteceram. O contínuo tempo espaço sendo o que é.

Temos que nos lembrar que nós habitamos o presente e construímos o futuro nele. E através da nossa narrativa, tentamos mostrar aos nossos clientes uma visão diferente do futuro.

Nós dizemos: “Ei, nós fizemos nosso levantamento e análise. Aqui está o que encontramos. Se não agirmos com os caminhos, inferências e hipóteses, teremos um provável futuro negativo. E se fizermos isso algumas dessas escolhas, podemos ter um futuro mais positivo”.

Não sei se pararam para refletir sobre o poder da história. Demora até quase oito anos para os seres humanos entenderem o raciocínio abstrato – mas podemos contar histórias com apenas dois anos!

Então, se você gosta de contar histórias em festas, capaz de manter um público, uma carreira de inteligência pode ser um ajuste incrível.

5. VOCÊ PODE LIDAR COM AS PESSOAS QUE ODEIAM SUAS HISTÓRIAS

Veja, nem todo mundo aprecia ter sua visão de mundo desafiada. O ego, a ideologia, o medo, o preconceito cognitivo e a política interna são apenas algumas das razões pelas quais as pessoas ouvirão suas histórias cuidadosamente elaboradas sobre o futuro de sua organização e ficarão irracionalmente iradas.

Podemos ser demitidos. Jogados fora. Caluniados. Apenas por fazermos o nosso trabalho!

E, às vezes, tudo isso acontece quando estamos fazendo o nosso trabalho muito bem e descobrimos coisas alucinantes que fomos pagos para descobrir!

Podemos lidar com isso? Com certeza precisaremos.

A inteligência é um serviço para os seres humanos, e os seres humanos são – bem – bastante desonestos. Emocional, estranho, às vezes é desagradável colidir com um brilhante profissional.

De qualquer forma – conseguimos lidar com isso?

Será que vamos quebrar o coração quando nos dizerem que estamos errados em tópicos facilmente prováveis, porque alguém tem problemas emocionais em torno da mortalidade?

Tem uma pele grossa e cascuda? Capaz de receber críticas basicamente em uma base diária?

Bem, junte-se à tripulação! Não é tão ruim. Cicatrizes são um charme para quem sabe apreciar a vida.

É como um estudo que fizemos sobre o envelhecimento da população como uma tendência estratégica para os executivos de uma organização.

Um dos executivos da divisão mencionou que estávamos apenas tentando dizer às pessoas que o céu estava caindo. Hoje pela primeira vez na história do mundo temos mais vovôs e vovós de que netos. Um mercado ainda pouco explorado e atendido pelas organizações.

De qualquer forma – você consegue lidar com isso?

CONSIDERANDO UMA CARREIRA DE INTELIGÊNCIA

Existem muitas outras habilidades avançadas que entram na função de inteligência. Há elicitação e coleta, ética e lei, implicações e cenários, monitoramento e alertas antecipados, análise de gaps, fatores críticos de sucesso, suporte à decisão entre outros.

É um banquete intelectual. Mas os cinco traços de caráter e personalidade acima são os fundamentos base para o exercício da função de inteligência competitiva.

Se isso soa como um espelho para você e você está pensando em uma nova carreira, venha sofrer e rir com a gente.

Existe todo um mundo novo para se descobrir e nós vamos mostrar o resto.

Você nunca saberá onde você estará. Vai ser sempre uma coisa nova e um eterno aprendizado.

Gostou do que viu? Compartilhe conosco a sua visão.

É a nossa inteligência competitiva, para a sua vantagem competitiva.

Grande abraço,

Nícolas Yamagata – Diretor Executivo

[email protected] I https://www.intelligencehub.com.br

Se você gostou do post, por favor, clique em “gostei”, comente e compartilhe-o.

É uma boa maneira de espalhar a mensagem e apoiar a razão de ser da Intelligence Hub!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Breaking
Juan Vieira

Boas Festas!

Um excelente Natal é construído com relacionamentos fortes ao longo de todo o ano. É com este compromisso e espírito, que a Intelligence Hub deseja

Ler Mais