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segunda-feira, 11 março 2019 / Published in Artigos Ihub, Dados e Informação

A função de Inteligência do futuro é líquida

INTELIGÊNCIA VOLÁTIL E VELOZ – INTELIGÊNCIA HOJE E AGORA

O mercado hoje é como uma montanha russa, pois a cada momento está em uma posição diferente. 

 As empresas por sua vez entendem essas mudanças e acabam se adaptando a nova realidade.

Hoje existem DOIS fatores importantes para que o mercado mude em uma velocidade cada vez maior, a primeira é a TECNOLOGIA: ela se expande em uma velocidade muito grande e a cada minuto novas ferramentas são criadas. 

O segundo fator é sem dúvida o CONSUMIDOR que por sua vez consome as novas tecnologias e assim causa as mudanças de hábitos em maior velocidade.

Tomada de decisões acontece em todos os níveis das organizações. Na medida que fomos vivendo, executando e observando uma função de inteligência que na década de 80 e 90 preconizava um rigor metodológico fortíssimo e uma centralização idem, observamos no momento atual uma função de inteligência dispersa na organização, e por que não uma FUNÇÃO DE INTELIGÊNCIA LÍQUIDA? 

A provocação é simples e ao mesmo tempo complexa, assim como tudo na vida se adapta e evolui a nossa atividade ao longo do tempo também foi se adaptando, formando redes informacionais complexas de diversos tipos e formatos.

Isso resulta em uma maior abrangência e eficácia do acesso e disseminação da informação, além do surgimento de funções de inteligências em diversas áreas, tais como produtos, marketing, comercial, operações, estratégia, suprimentos, clientes, inovação, transformação digital, financeira e também a área de inteligência – só para citar algumas.

Novas estratégias devem ser criadas para aumentar a competitividade e facilitar a descoberta de novas oportunidades.

  • Portanto, a função de inteligência líquida precisa de novas abordagens, treinamento para expansão da rede (dentro e fora da organização) para aumentar o seu alcance, amplitude e eficácia.

“Ser líquido trata-se de se adaptar a qualquer ambiente e penetrar no cotidiano do trabalho das múltiplas funções empresariais existentes e retroalimentar as partes do todo.”

Se pensarmos em uma função de inteligência central, o que temos ouvidos em nossas interações é o desafio de controlar e acessar tudo e a todos.  

A notícia ruim é que não teremos controle sobre as coisas que as outras pessoas realizam. O fato é que nem sempre uma área conseguirá atender a todos os pleitos e necessidades, não por demérito mas pelo simples fato da escassez. 

Não temos gente suficiente, nem infraestrutura, tão pouco investimento e tempo para atender a todos. E quem precisa tomar uma decisão baseado em fatos e dados mercadológicos vai se virar de algum modo para fazer aquilo acontecer.

 As empresas por sua vez entendem essas mudanças e acabam se adaptando a nova realidade.

COMO TER UMA FUNÇÃO DE INTELIGÊNCIA LÍQUIDA

Uma característica muito importante do estado líquido da inteligência é que as redes, funções, informações, análises e os conteúdos são dispersos, com grande velocidade e quase sem controle.

Como superar isso? 

Com um modelo de HUB.

Um hub de inteligência como serviços é liquido por natureza. 

Na Intelligence Hub já atuamos de forma líquida para atender as diversas necessidades e áreas de uma mesma organização empresarial. 

Sendo a mudança uma das certezas na vida, seja por escolha ou por obrigação, devemos nos preparar para enfrentar os desafios que certamente um dia irão chegar. 

A função líquida da inteligência trata de uma adaptação natural a um mundo em constante mutação, transformação e reinvenção, talvez possa ser o passaporte para enxergar com novas perspectivas e agir com mais determinação. É o velho ditado que fala:

“Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.”

Em sua experiência qual é sua visão sobre o tema? Quais outros desafios e ideias chaves são importantes? 

O conceito da função de inteligência líquida faz sentido para vocês?

Compartilhe conosco a sua história.

É a nossa inteligência competitiva, para a sua vantagem competitiva.

Grande abraço,

Nícolas Yamagata – Diretor Executivo

[email protected]

intelligencehub.com.br

Se você gostou do post, por favor, clique em “gostei”, comente e compartilhe-o.

É uma boa maneira de espalhar a mensagem e apoiar a razão de ser da Intelligence Hub!


Tagged under: desafios da inteligência competitiva, inteligência competitiva, inteligência de mercado, intelligence hub, modelo hub, o futuro da inteligência

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INTELIGÊNCIA VOLÁTIL E VELOZ – INTELIGÊNCIA HOJE E AGORA

O mercado hoje é como uma montanha russa, pois a cada momento está em uma posição diferente. 

 As empresas por sua vez entendem essas mudanças e acabam se adaptando a nova realidade.

Hoje existem DOIS fatores importantes para que o mercado mude em uma velocidade cada vez maior, a primeira é a TECNOLOGIA: ela se expande em uma velocidade muito grande e a cada minuto novas ferramentas são criadas. 

O segundo fator é sem dúvida o CONSUMIDOR que por sua vez consome as novas tecnologias e assim causa as mudanças de hábitos em maior velocidade.

Tomada de decisões acontece em todos os níveis das organizações. Na medida que fomos vivendo, executando e observando uma função de inteligência que na década de 80 e 90 preconizava um rigor metodológico fortíssimo e uma centralização idem, observamos no momento atual uma função de inteligência dispersa na organização, e por que não uma FUNÇÃO DE INTELIGÊNCIA LÍQUIDA? 

A provocação é simples e ao mesmo tempo complexa, assim como tudo na vida se adapta e evolui a nossa atividade ao longo do tempo também foi se adaptando, formando redes informacionais complexas de diversos tipos e formatos.

Isso resulta em uma maior abrangência e eficácia do acesso e disseminação da informação, além do surgimento de funções de inteligências em diversas áreas, tais como produtos, marketing, comercial, operações, estratégia, suprimentos, clientes, inovação, transformação digital, financeira e também a área de inteligência – só para citar algumas.

Novas estratégias devem ser criadas para aumentar a competitividade e facilitar a descoberta de novas oportunidades.

  • Portanto, a função de inteligência líquida precisa de novas abordagens, treinamento para expansão da rede (dentro e fora da organização) para aumentar o seu alcance, amplitude e eficácia.

“Ser líquido trata-se de se adaptar a qualquer ambiente e penetrar no cotidiano do trabalho das múltiplas funções empresariais existentes e retroalimentar as partes do todo.”

Se pensarmos em uma função de inteligência central, o que temos ouvidos em nossas interações é o desafio de controlar e acessar tudo e a todos.  

A notícia ruim é que não teremos controle sobre as coisas que as outras pessoas realizam. O fato é que nem sempre uma área conseguirá atender a todos os pleitos e necessidades, não por demérito mas pelo simples fato da escassez. 

Não temos gente suficiente, nem infraestrutura, tão pouco investimento e tempo para atender a todos. E quem precisa tomar uma decisão baseado em fatos e dados mercadológicos vai se virar de algum modo para fazer aquilo acontecer.

 As empresas por sua vez entendem essas mudanças e acabam se adaptando a nova realidade.

COMO TER UMA FUNÇÃO DE INTELIGÊNCIA LÍQUIDA

Uma característica muito importante do estado líquido da inteligência é que as redes, funções, informações, análises e os conteúdos são dispersos, com grande velocidade e quase sem controle.

Como superar isso? 

Com um modelo de HUB.

Um hub de inteligência como serviços é liquido por natureza. 

Na Intelligence Hub já atuamos de forma líquida para atender as diversas necessidades e áreas de uma mesma organização empresarial. 

Sendo a mudança uma das certezas na vida, seja por escolha ou por obrigação, devemos nos preparar para enfrentar os desafios que certamente um dia irão chegar. 

A função líquida da inteligência trata de uma adaptação natural a um mundo em constante mutação, transformação e reinvenção, talvez possa ser o passaporte para enxergar com novas perspectivas e agir com mais determinação. É o velho ditado que fala:

“Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.”

Em sua experiência qual é sua visão sobre o tema? Quais outros desafios e ideias chaves são importantes? 

O conceito da função de inteligência líquida faz sentido para vocês?

Compartilhe conosco a sua história.

É a nossa inteligência competitiva, para a sua vantagem competitiva.

Grande abraço,

Nícolas Yamagata – Diretor Executivo

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