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segunda-feira, 15 agosto 2022 / Published in Artigos Ihub, Dados e Informação, Estratégia, Inteligência e Inovação

EU, O ELEFANTE E O SPEED HOUND

A CORRIDA ETERNA PELA INOVAÇÃO ATRAVÉS DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

Inovação em produtos, tecnologias, modelos de negócio e processos pode derrubar líderes de mercado – especialmente as grandes organizações que não possuem a agilidade para reagir rapidamente. 

Antecipar mudanças e alterações do ambiente mercadológico é um exercício essencial, mas difícil de se executar, pois aproveitando o momento olímpico que passou, podemos dizer que é um exercício do tipo maratona e não uma corrida de 100 metros.

Isso quer dizer que deve ser feito de forma sistemática e não em espasmos.

Buscar a antecipação de algo exige a capacidade de reavaliar o seu modelo de negócio no meio de um momento de sucesso, e continuamente desafiar percepções e vieses cognitivos.

Fazer negócios de modo usual, muitas vezes resulta em pequeno negócio no futuro. 

Destacaria duas maneiras que as organizações podem incorporar, usando o jargão que um diretor que tive há muito tempo gostava de dizer: “temos que pensar fora da caixa” para entender melhor nossos mercados e  drivers de inovação.

Eu – um garoto nipo-hispânico-latino americano –  recém formado, de 20 e poucos anos, ficava só olhando, observando e pensando: Tá maluco diretoria? E não é que o diretor estava certo. 

Nunca duvide que a experiência dos cabelos grisalhos é um ativo de valor tremendo.

INTERAÇÕES E SIMULAÇÕES FAZEM BEM AOS USUÁRIOS

Planejamento de Cenários e Wargame, ou vai que é tua Chapeleta!

Jorginho Chapeleta, um amigo meu, e um cara que eu chamo carinhosamente de tiozinho da inteligência (pois possui muitos anos de experiência na função de inteligência e é um gaiato de marca maior), sempre gostou de jogar, e Wargame (jogos de guerra) é um dos jogos preferidos dele. 

Wargame é um exercício  de cenário competitivo que permite com que as equipes das empresas façam uma análise mais profunda das oportunidades identificadas, ameaças e resultados potenciais de mercado. 

A técnica de Wargame  fornece um meio para obter uma melhor compreensão das mudanças do mercado e como elas afetarão as ações concorrentes. 

Alguns exemplos de perguntas no processo de inovação que podem ser respondidas com Wargame incluem:

  1. Como podemos identificar as questões que estão de alguma forma alterando os resultados do mercado e quais terão o maior impacto no nosso negócio? 
  2. Quais são as maiores ameaças?
  3. Para um determinado evento de mercado ou ação concorrente, como é que nossos concorrentes responderão?
  4. Como é que uma interrupção ou disrupção pode mudar o ambiente do nosso mercado?
  5. Quais seriam as possíveis repostas de nossos concorrentes acerca da nova estratégia da nossa organização?
  6. Quais são as tendências que estão moldando o futuro do mercado e como podemos aproveitar melhor estas tendências?

Através do Wargame, a equipe envolvida ganha novas perspectivas, colocando-se no lugar da concorrência. 

Esse tipo de abordagem  ajuda a antecipar as ações dos concorrentes, identificar ações e reações potenciais, e permite que uma organização desenvolva  planos de contingência. 

A utilização de Wargame permite que as pessoas desafiem as ideias pré formatadas, criando um conflito construtivo buscando superar os  preconceitos inerentes que todos nós carregamos conosco. 

Vai que é tua Chapeleta!

MONITORAR É SEMPRE UMA CONSTANTE

Monitoramento e Disrupção

Outra técnica de inteligência competitiva aplicada no processo de inovação é o monitoramento de tendências ou disrupções de mercado. Estudando indicadores quantificáveis, o uso da metodologia de alertas antecipados pode ajudar a prever os movimentos em direção a um resultado potencial sobre determinado tema. É quando estamos analisando hipóteses e seus possíveis impactos para os nossos negócios.

Dica importante:  O processo de inovação tem muitas vezes uma assinatura de passos e requisitos específicos anteriores à introdução de novos produtos. Eles deixam uma “pegada”.

Lançamentos de produtos são o culminar de um projeto com várias etapas ou fases. Nada é da noite pro dia – portanto temos um pouco de tempo.

Compreender e definir os requisitos sequenciais para uma inovação ou disrupção específica fornece um meio para melhor antecipar e prever se a disrupção ocorrerá e quando. 

Como exemplo,  ilustro abaixo alguns sinais disponíveis ao público, de forma cronológica, acerca de um lançamento de produto. Podemos incluir de forma não exaustiva as seguintes etapas conforme a sequência.

A inteligência competitiva é utilizada  ao longo de cada disciplina dentro de uma unidade de negócios, desde a estratégia executiva, para vendas e marketing, operações, RH e TI. 

Para P&D, a inteligência competitiva pode ter um maior impacto na previsão de valores, riscos e viabilidade desde as primeiras fases de inovação.

Focando essa inteligência e priorizando o seu esforço buscamos maximizar o valor, obtendo uma vantagem no mercado e ajudando a nossa organização a inovar com sucesso!

Tenha isso em mente.

É a nossa inteligência competitiva, para a sua vantagem competitiva.

Grande abraço,

Nícolas Yamagata

[email protected]

Se você gostou do post, por favor, clique em “gostei” e/ou compartilhe-o.

É uma boa maneira de espalhar a mensagem e apoiar a razão de ser da Intelligence Hub!

Tagged under: análise de mercado, estratégia, Ihub, inteligência competitiva, inteligência de mercado, intelligence hub, serviços de inteligência, transformação

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A CORRIDA ETERNA PELA INOVAÇÃO ATRAVÉS DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

Inovação em produtos, tecnologias, modelos de negócio e processos pode derrubar líderes de mercado – especialmente as grandes organizações que não possuem a agilidade para reagir rapidamente. 

Antecipar mudanças e alterações do ambiente mercadológico é um exercício essencial, mas difícil de se executar, pois aproveitando o momento olímpico que passou, podemos dizer que é um exercício do tipo maratona e não uma corrida de 100 metros.

Isso quer dizer que deve ser feito de forma sistemática e não em espasmos.

Buscar a antecipação de algo exige a capacidade de reavaliar o seu modelo de negócio no meio de um momento de sucesso, e continuamente desafiar percepções e vieses cognitivos.

Fazer negócios de modo usual, muitas vezes resulta em pequeno negócio no futuro. 

Destacaria duas maneiras que as organizações podem incorporar, usando o jargão que um diretor que tive há muito tempo gostava de dizer: “temos que pensar fora da caixa” para entender melhor nossos mercados e  drivers de inovação.

Eu – um garoto nipo-hispânico-latino americano –  recém formado, de 20 e poucos anos, ficava só olhando, observando e pensando: Tá maluco diretoria? E não é que o diretor estava certo. 

Nunca duvide que a experiência dos cabelos grisalhos é um ativo de valor tremendo.

INTERAÇÕES E SIMULAÇÕES FAZEM BEM AOS USUÁRIOS

Planejamento de Cenários e Wargame, ou vai que é tua Chapeleta!

Jorginho Chapeleta, um amigo meu, e um cara que eu chamo carinhosamente de tiozinho da inteligência (pois possui muitos anos de experiência na função de inteligência e é um gaiato de marca maior), sempre gostou de jogar, e Wargame (jogos de guerra) é um dos jogos preferidos dele. 

Wargame é um exercício  de cenário competitivo que permite com que as equipes das empresas façam uma análise mais profunda das oportunidades identificadas, ameaças e resultados potenciais de mercado. 

A técnica de Wargame  fornece um meio para obter uma melhor compreensão das mudanças do mercado e como elas afetarão as ações concorrentes. 

Alguns exemplos de perguntas no processo de inovação que podem ser respondidas com Wargame incluem:

  1. Como podemos identificar as questões que estão de alguma forma alterando os resultados do mercado e quais terão o maior impacto no nosso negócio? 
  2. Quais são as maiores ameaças?
  3. Para um determinado evento de mercado ou ação concorrente, como é que nossos concorrentes responderão?
  4. Como é que uma interrupção ou disrupção pode mudar o ambiente do nosso mercado?
  5. Quais seriam as possíveis repostas de nossos concorrentes acerca da nova estratégia da nossa organização?
  6. Quais são as tendências que estão moldando o futuro do mercado e como podemos aproveitar melhor estas tendências?

Através do Wargame, a equipe envolvida ganha novas perspectivas, colocando-se no lugar da concorrência. 

Esse tipo de abordagem  ajuda a antecipar as ações dos concorrentes, identificar ações e reações potenciais, e permite que uma organização desenvolva  planos de contingência. 

A utilização de Wargame permite que as pessoas desafiem as ideias pré formatadas, criando um conflito construtivo buscando superar os  preconceitos inerentes que todos nós carregamos conosco. 

Vai que é tua Chapeleta!

MONITORAR É SEMPRE UMA CONSTANTE

Monitoramento e Disrupção

Outra técnica de inteligência competitiva aplicada no processo de inovação é o monitoramento de tendências ou disrupções de mercado. Estudando indicadores quantificáveis, o uso da metodologia de alertas antecipados pode ajudar a prever os movimentos em direção a um resultado potencial sobre determinado tema. É quando estamos analisando hipóteses e seus possíveis impactos para os nossos negócios.

Dica importante:  O processo de inovação tem muitas vezes uma assinatura de passos e requisitos específicos anteriores à introdução de novos produtos. Eles deixam uma “pegada”.

Lançamentos de produtos são o culminar de um projeto com várias etapas ou fases. Nada é da noite pro dia – portanto temos um pouco de tempo.

Compreender e definir os requisitos sequenciais para uma inovação ou disrupção específica fornece um meio para melhor antecipar e prever se a disrupção ocorrerá e quando. 

Como exemplo,  ilustro abaixo alguns sinais disponíveis ao público, de forma cronológica, acerca de um lançamento de produto. Podemos incluir de forma não exaustiva as seguintes etapas conforme a sequência.

A inteligência competitiva é utilizada  ao longo de cada disciplina dentro de uma unidade de negócios, desde a estratégia executiva, para vendas e marketing, operações, RH e TI. 

Para P&D, a inteligência competitiva pode ter um maior impacto na previsão de valores, riscos e viabilidade desde as primeiras fases de inovação.

Focando essa inteligência e priorizando o seu esforço buscamos maximizar o valor, obtendo uma vantagem no mercado e ajudando a nossa organização a inovar com sucesso!

Tenha isso em mente.

É a nossa inteligência competitiva, para a sua vantagem competitiva.

Grande abraço,

Nícolas Yamagata

[email protected]

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